Por que sua mãe deveria deixar você jogar mais

Você sabia que o Brasil é considerado um dos maiores mercados de game no mundo? Esse público de cerca de 54 milhões de pessoas tem chamado atenção de produtoras de jogos no mundo inteiro! Muitos jogos, inclusive, já vêm com a versão no idioma português.

E os produtores brasileiros, onde estão? É aí que você, universitário, entra. Não existe, no Brasil, uma indústria de jogos consolidada. As produções feitas aqui são independentes e de baixo orçamento (os chamados jogos indies). As plataformas onlines de distribuição permitem que os games sejam distribuídos sem estarem associados a uma grande empresa. Isso significa que, com capacitação e conhecimento de mercado, os jovens brasileiros podem adquirir competitividade no promissor universo de games.

O Desafio Universitário possui exclusivamente jogos independentes do mercado brasileiro.

Nós, do Desafio Universitário, incentivamos os produtores brasileiros. Por meio do Concurso de Desenvolvimento de Jogos, você treina sua capacidade e pode, quem sabe, despontar no mercado. Foi o que aconteceu com Daniel Bittencourt. Ganhador do 2º Concurso de Desenvolvimento de Jogos, Daniel compete no mercado global com sua empresa Digi Ten e seu jogo Dig a Way.

E aí, ficou animado com a possibilidade de ganhar dinheiro jogando? Temos algumas dicas para você:

  • Leia o boletim do Sebrae sobre games para ficar por dentro de tudo sobre esse mercado. Aqui você aprende sobre os nichos do mercado de games, o perfil do jogador, as associações que apoiam os desenvolvedores no Brasil e os eventos imperdíveis para esse público.
  • Inspire-se com os vencedores do Concurso de Desenvolvimento de Jogos. Esse ano, o primeiro lugar ficou com o jogo A Fantástica Loja de Feitiços, desenvolvido por três jovens de Goiânia. O jogo é protagonizado por uma bruxa fabricante de poções mágicas que precisa gerir seu negócio em um vilarejo medieval.
  • Inscreva-se no Desafio Universitário Sebrae. O Concurso de Desenvolvimento de Jogos é lançado anualmente, mas você já pode ir se preparando com os jogos e com as capacitações da plataforma.

Deixe um comentário