O melhor do Papo com Ian SBF do Porta dos Fundos

O Papo de Negócios com Ian SBF terminou. Mas não se preocupe, separamos os 10 principais ensinamentos do cocriador do Porta dos Fundos para aqueles que querem começar um negócio de produção de vídeos para a internet. Confira!

1. Faça o que gosta
Saber o que o público realmente quer é sempre uma incógnita, mas quando você faz o que gosta, tem mais chances de acertar. Ian aconselha aquele que quer começar um negócio de produção de vídeos para a internet a descobrir um tema de interesse. Assim, as chances de comprometimento com os vídeos produzidos são maiores. Se você gosta do assunto e produz bem, há grandes chances de que outros gostem também.

2. Foque na qualidade
Se existisse uma fórmula mágica para produzir conteúdos de sucesso para a internet, um ingrediente seria fundamental: a qualidade. A preocupação com o apelo comercial dos vídeos produzidos é comum, mas se o conteúdo é de qualidade, tudo fica mais fácil.

3. Seja criativo
Não adianta imitar o que já está sendo produzido na internet: querer reproduzir o sucesso dos outros é a pior ideia. Para Ian, na internet há muito espaço para produções inovadoras. Portanto, busque uma oportunidade de produção, um conteúdo que está faltando, uma visão nova das coisas.

4. Mantenha constância
Um dos pontos-chave do sucesso do canal Porta dos Fundos é a frequência de postagem dos vídeos. Ian acredita que a equipe do Porta profissionalizou o humor na internet e o compromisso de publicar no canal em um número determinado de vezes por semana exerceu papel fundamental para isso.

5. Atente-se à produção
Para produzir com constância, é necessário que se tenha atenção à sustentabilidade do modelo de produção escolhido. Se o orçamento de seus vídeos for caro, você não vai conseguir manter uma produção constante por muito tempo, não é mesmo? Planeje uma forma sistemática de confecção dos programas. Uma das formas de tornar a produção mais barata é produzir mais de um vídeo por dia.

6. Inspire-se
Inspirar-se em outras empresas é muito importante. Ian adora a Pixar, pois acredita ser uma empresa muito criativa, com o mesmo estilo do Porta: ambas as empresas focam na criatividade, qualidade e inovação. Apreciador da Google, Ian também está sempre antenado ao lançamento de biografias de empresas.

7. Procure um gatilho
Embora seja a qualidade que viralize um conteúdo, Ian acredita que é muito importante ter um gatilho. Com o blog de humor Kibeloko, o Porta teve visibilidade garantida. Mesmo com conteúdo de qualidade, um canal que não possui ajuda para impulsionar o número de visualizações pode demorar cerca de dois anos até ter um grande número de acessos.

8. Atualize seu negócio
Para garantir que a empresa esteja sempre em crescimento, o Porta dos Fundos faz um plano de negócio anual. Quando o Porta fez dois anos, seus criadores não sabiam mais como fazer a empresa crescer. Hoje, possuem alguém especializado responsável pelas estratégias do negócio, que está sempre atento às tendências de mercado.

9. Expanda seu negócio
Quanto mais variados forem os campos de atuação da empresa, mais chances de sucesso. O conselho de Ian para aqueles que têm negócios de vídeos digitais é: mantenha o foco na internet, mas procure expandir para outros meios – pense em TVs fechadas e licenciamentos, por exemplo.

10. Faça!
Não perca muito tempo em busca da fórmula ideal e ponha logo a mão na massa. “Eu perdi muito tempo na minha vida sendo perfeccionista ao extremo. E muita gente é igual. Minha vida só começou a andar quando eu me dei conta que não era um gênio, que eu parei de sonhar tanto e comecei a fazer acontecer. […] Faz, cara, faz que é melhor fazer”, aconselha Ian.

Gostou das dicas? Você ainda pode conferir esses e outros ensinamentos do Papo de Negócios com o Ian SBF aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s