Papo de Negócio

Gerson de Sousa
de 14 a 21 de agosto.
Você está vendo a Abertura, navegue nos outros dias com o menu abaixo:

Com 12 anos de experiência na indústria de games, Gerson de Sousa trabalhou na produção de dezenas de títulos mundialmente conhecidos, tais como, Sonic the Hedgehog, Empire Total War, Bayonetta, Killzone 3, Football Manager 07, Silent Hill Downpour, entre outros. Trabalhou para a Square Enix, como Coordenador e Consultor do concurso Square Enix Latin America Game Contest 2012. Hoje, é Gerente Executivo da Abragames, Consultor em Produção de Games, Palestrante e Criador e Coordenador do curso livre “Design e Produção de Games” da Escola Pró Arte.

  • Abertura – 14.08.2015
  • MP3
Abertura do Papo de Negócios com Gerson de Souza da Abragames

Gerson de Souza inicia sua participação na nova edição do Papo de Negócios contando um pouco de sua vida profissional, iniciada em Londres há quase 12 anos atrás. Em 2004, após muito tempo procurando emprego na área de Games, ele começou a trabalhar na Microsoft e lá ficou durante dois anos e meio na área de Certificação de Jogos (Compliance) de Xbox. Falar italiano foi decisivo para sua contratação, pois precisavam de alguém que falasse o idioma.

Gerson explica que há três fases principais antes de um jogo ir ao mercado. A primeira é a fase de certificação, muito importante, pois é ai que se verifica as normas técnicas e requisitos obrigatórios para rodar na plataforma. A segunda é o teste de funcionalidade e a terceira de localização. Após essas fases, o jogo está pronto para ir ao Mercado. Compliance é um tipo de conhecimento difícil de adquirir, pois é considerado confidencial e só se tem contato com ele quando se está dentro de uma empresa e diretamente em contato com o serviço.

Em 2006, foi para a Sega na mesma área de Compliance e lá ficou por três anos tendo contato estreito com desenvolvedores. Foi na Sega que realizou seu sonho de ter seu nome nos créditos de um jogo. Ao mesmo tempo em que trabalhava, Gerson continuou estudando e fez cursos de game design e de produção de vídeo games e mídias digitais. A terceira empresa em que trabalhou foi a Testronic Labs onde se familiarizou com as plataformas da Sony e da Nintendo.

Foi em 2010/11 que começou a pesquisar o mercado brasileiro para voltar ao País. O fato de encontrar poucas informações deixou-o inseguro quanto a tentar uma vida nova no Brasil na área de games. Através do Linkedin, Gerson conheceu alguns profissionais que fizeram a diferença para sua tomada de decisão. Ele cita Marcelo Tavares do Brazilian Game Show e Juliano Alves, na época diretor da Abragames, atualmente na Intel, que o convidou a palestrar no Brasil.

A experiência lhe valeu ser convidado para trabalhar na Abragames. Poucos meses depois recebeu o convite da Square Enix do México para organizar o Concurso de Games no Brasil. Em 2013, ingressou em empresa de Campinas, onde está até hoje, cumulando a função de gerente executivo da Abragames, além de prestar consultorias, fazer palestras e lecionar.

Em 2015, lançou seu site Games Job (www.gamesjob.com.br) que funciona como um banco de talentos da área de games. Segundo ele, os pontos fracos do mercado de games no Brasil são a falta de profissionalização tanto dos indivíduos quanto das empresas que trabalham na área, e o lado business do desenvolvimento de jogos que é muito pouco explorado.

Gerson aguarda suas perguntas para que possa aprofundar as informações que ele pincelou aqui na abertura de sua participação na terceira edição do Papo de Negócios.

Começa hoje a 3ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que traz como tema: Games.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Depois, vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 14 a 21 de agosto, por meio de vídeos diários feitos por Gerson de Sousa. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s