Papo de Negócio

Gerson de Sousa
de 14 a 21 de agosto.
Você está vendo a Abertura, navegue nos outros dias com o menu abaixo:

Com 12 anos de experiência na indústria de games, Gerson de Sousa trabalhou na produção de dezenas de títulos mundialmente conhecidos, tais como, Sonic the Hedgehog, Empire Total War, Bayonetta, Killzone 3, Football Manager 07, Silent Hill Downpour, entre outros. Trabalhou para a Square Enix, como Coordenador e Consultor do concurso Square Enix Latin America Game Contest 2012. Hoje, é Gerente Executivo da Abragames, Consultor em Produção de Games, Palestrante e Criador e Coordenador do curso livre “Design e Produção de Games” da Escola Pró Arte.

  • Ultimo dia, encerramento – 21.08.2015
  • MP3

Último dia do Papo de Negócios.

1) A indústria de games tem relação com o Marketing 3.0?
R: Gerson explica que o Marketing 3.0 é um novo conceito dentro do Marketing com foco no ser humano, em suas emoções, seu prazer. Nesse sentido, há tangência sim.

2) O que devo fazer para ser um investidor na área de games?
R: Você precisa de muito dinheiro para investir, conhecer o processo de investimento nessa área, conhecer muito bem o mercado e as tendências e pesquisar o melhor projeto ou equipe na qual investir, ensina Gerson.

3) Você acha que o Brasil tem chances, em futuro próximo, de se tornar o país que mais fatura na venda de games, no mundo?
R: Gerson afirma que não há nenhuma chance, nem em longo prazo.

4) Poderia falar do processo de Marketing para games?
R: O Marketing é um conhecimento muito complexo e estratégico e no Brasil o Marketing de games é pouco explorado ainda pelos profissionais da área. Mas fica a dica para quem gosta de marketing, a indústria está crescendo e o Marketing se tornando cada vez mais indispensável. As grandes empresas já dominam o processo muito bem, mas as médias e pequenas ainda não dão a devida importância a isso, garante Gerson.

5) Já tenho um projeto de game pronto, inclusive com o plano de negócios quase finalizado. Como faço para desenvolvê-lo?
R: Se você tem dinheiro para investir, procure as empresas e escolha a que melhor se adéque a sua necessidade e verba. Senão, é impossível, pois as empresas já têm seus próprios projetos. Sempre há a opção de procurar desenvolvedores independentes que aceitem fazer parceria com você, aconselha Gerson.

6) Hoje em dia existem milhares de jogos de todos os tipos. A cada dia está ficando mais complicado inovar? Qual habilidade é mais desejada nos recrutamentos?
R: A inovação é um processo muito dinâmico e competitivo e, portanto, está cada vez mais difícil inovar. Mas acontece. A habilidade mais procurada é a programação.

7) Qual sua visão do mercado de games nos próximos cinco anos?
R: Atualmente, no Brasil a indústria está em crescimento vertical. Cada vez mais o mercado vai se fortalecer, tornar-se mais competitivo e em 5 anos já estará apresentando um bom grau de amadurecimento.

8) Como o desenvolvimento tecnológico influenciou seu desempenho nesse mercado tão competitivo?
R: Gerson afirma que a gente tem que buscar se atualizar o tempo todo pois a tecnologia muda o tempo todo.

9) Nos EUA, as universidades chegam a dar bolsa de estudo para jogadores de vídeo game. Você acha que isso pode virar uma tendência no mundo todo?
R: Não, Gerson acredita que isso se restrinja a alguns poucos mercados, muito adiantados, como os EUA e a Ásia.

10) Como você analisa o impacto dos games piratas no mercado brasileiro?
R: Há anos atrás, o impacto era maior, mas hoje em dia, não tem impacto nenhum mais, acredita Gerson.

11) Quais as tendências do mercado de games?
R: O mercado vai crescer muito, as plataformas móveis serão cada vez mais usadas para games, o desenvolvimento independente vai crescer muito e os games vão fazer parte do dia a dia dos brasileiros, como acontece no exterior.

Gerson se despede do Papo de Negócios dizendo que gostou muito da qualidade das perguntas, que ele achava que as perguntas iam ser mais técnicas, mas foram bem abrangentes. Ele espera que todos tenham gostado das respostas e convida quem quiser continuar a manter o contato a falar com ele pelo site Games Job ou pela página do site no Facebook.

Começa hoje a 3ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que traz como tema: Games.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Depois, vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 14 a 21 de agosto, por meio de vídeos diários feitos por Gerson de Sousa. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800