Papo de Negócio

com Ian SBF do Porta dos Fundos
De 10 a 17 de abril.
Você está vendo o quarto dia, navegue nos outros com o menu abaixo:

Ian SBF é sócio-fundador, diretor e roteirista do Porta dos Fundos. Começou sua carreira fazendo curtas, entre eles “O Lobinho Nunca Mente”. Fundador do canal Anões em Chamas, também é diretor e roteirista do longa Entre Abelhas

  • Respostas do Quarto Dia
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Resumo do Quarto Dia – 15.04.2015

No quarto dia do nosso Papo de Negócio, Ian, do Porta dos Fundos, responde a mais seis perguntas interessantes para quem quer empreender na área de produção de vídeos na internet.

  1. O Porta dos Fundos fechou com a Fox, criou expansões. Diante de suas dificuldades de usar a internet como negócio de entretenimento, estrategicamente, é melhor pensar na internet como uma chave para outros mercados, ou manter o foco no mercado virtual?

    É um erro comum ver a internet como um trampolim. A internet proporciona novos lugares que são o futuro. Mantenha sim o foco na internet, mas expanda seu negócio. Quanto mais variado for seu campo de expansão, melhor. Pense em TV fechada e licenciamentos, por exemplo.

  2. Chega uma hora em que a empresa tem que crescer, e surgem muitas dúvidas como a melhor a maneira de montar uma equipe. Como lidou com isso?

    Ian diz que não existe nenhuma fórmula ou manual que ensine você a lidar com a vida empresarial. É por tentativa e erro que você aprende. Cada empresa é única e mesmo que você use as ferramentas de administração mais eficientes, terá de adaptá-las à realidade da sua empresa. O Porta tem três anos e até hoje surgem dilemas. Ian aconselha a conhecer as tentativas e erros dos outros, mas mesmo assim, avisa que cada caso é um caso e que você vai aprender errando.

  3. Quando seus vídeos foram criados, esperava que se tornassem o sucesso que são hoje?

    Ian conta que ninguém imaginava que daria tão certo. O que ele diz que aconteceu com o Porta foi ter conseguido sair do ambiente unicamente da internet e, dessa forma, conquistaram uma audiência de pessoas com mais idade. No começo e durante um bom tempo, ele conta que a faixa etária de sua audiência foi de 35 a 60 anos. Aposta que essas pessoas não conheciam bem a internet e acabaram descobrindo o Youtube por conta do Porta dos Fundos.

  4. Na abertura, você comentou que, no início, cada vídeo era uma despedida e que a polêmica de dizer a cômica verdade da vida acabou dando um boom nos seus vídeos. O que lhe impulsionou a continuar com essa estratégia, mesmo com riscos tão grandes?

    Ian confirma que o que os motivou a continuar foi o fato de estar dando certo. E diz que mesmo que desse errado, ele acha que continuariam porque estavam fazendo o que gostam. E brinca: claro que depois de dois anos sem dar certo, a gente teria de parar porque é preciso pagar as contas.

  5. Qual a melhor estratégia para divulgar vídeos no Youtube?

    Ian avisa que não acredita em nenhuma das ferramentas promovidas usualmente como sendo as mais úteis, como compartilhamentos ou curtidas. Mas afirma que se o conteúdo for bom, haverá audiência. A experiência mostrou para eles que quando focam num determinado tipo, como um médico, por exemplo, todos os médicos acabam mandando para seus pares e isso gera grande audiência.

  6. Sociedades são sempre complicadas e vocês são cinco sócios. Como se manter seguros contra eventuais desentendimentos pessoais ou profissionais entre sócios?

    Ian conta que o que os mantém unidos é o fato de serem melhores amigos desde muito antes do Porta dos Fundos. Diz que os sócios se adoram, têm os mesmos gostos, as mesmas afinidades. Isso não impede de haver brigas, mas nada que não se resolva com comunicação constante. O segredo para qualquer sociedade é conversar muito. “Procure para ser seu sócio, uma pessoa com quem você tenha afinidades no trabalho, no mínimo”, finaliza.

Amanhã tem mais, mande suas perguntas!

Já começou a 1ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que tem como tema: Produção de Vídeos para a Internet.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Logo estará disponível o vídeo de abertura e vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 13 a 17 de abril, por meio de vídeos diários feitos pelo Ian. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800
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