Papo de Negócio

Gerson de Sousa
de 14 a 21 de agosto.
Você está vendo a Abertura, navegue nos outros dias com o menu abaixo:

Com 12 anos de experiência na indústria de games, Gerson de Sousa trabalhou na produção de dezenas de títulos mundialmente conhecidos, tais como, Sonic the Hedgehog, Empire Total War, Bayonetta, Killzone 3, Football Manager 07, Silent Hill Downpour, entre outros. Trabalhou para a Square Enix, como Coordenador e Consultor do concurso Square Enix Latin America Game Contest 2012. Hoje, é Gerente Executivo da Abragames, Consultor em Produção de Games, Palestrante e Criador e Coordenador do curso livre “Design e Produção de Games” da Escola Pró Arte.

  • Quarto dia – 19.08.2015
  • MP3

No quarto dia do nosso Papo de Negócio, Gerson Sousa da Abragames segue respondendo as perguntas que vocês enviam e convida a continuar mandando.

1) O que aconselha para quem vai entrar nesse negócio?
R: Gerson aconselha a conhecer perfeitamente a área e as tecnologias principais envolvidas no desenvolvimento de games. Aconselha a assistir vídeos, tutoriais, palestras; a participar de workshops e de eventos como o Big Festival que reúne desenvolvedores brasileiros e estrangeiros e que é um evento de portas abertas; os eventos da IGDA que é uma associação mundial e que promove encontros mensais no Brasil em várias cidades, entre desenvolvedores independentes e por fim os encontros de happy hour da Abragames que são muito úteis para conhecer as pessoas que trabalham na área.

2) Há alguma maneira viável de aprender com alguém da área sem necessariamente ter que estar dentro de uma empresa?
R: “Sim, claro”, diz Gerson e aconselha a ir atrás dos desenvolvedores profissionais, de ampliar sua rede de contatos e de perguntar sem temor para quem sabe, sem medo de errar, porque é errando que se aprende. “Vá atrás de conhecimento” diz ele.

3) Qual o maior desafio da área de games?
R: A indústria de games é repleta de grandes desafios, conta Gerson. E a depender da fase em que você esteja na produção ou criação de um game, você sempre terá desafios a vencer.

4) Qual foi o trabalho mais difícil que você já fez?
R: Como projeto, Gerson conta que o mais difícil foi o Football Manager 2007, da Sega, que demandou semanas de trabalho “pauleira” sem horário para terminar até concluir o jogo que é um dos carros chefes da empresa. Como trabalho, o que mais lhe coloca desafios, é o trabalho com equipes mistas, com pessoas de pouca experiência. Ele diz que isso complica o trabalho de planejamento e criação de projetos. Mas que viver esse tipo de experiência profissional também faz com que ele aprenda muito.

5) Há possibilidade de um projeto da Abragames fazer parte do book de grandes empresas?
R: Gerson explica que a Abragames não tem projetos, mas que algumas empresas nacionais associadas enviam sim produtos para a Sony ou a Microsoft, para o PS4 e o Xbox One, por exemplo.

6) Atualmente, os games fazem parte da vida de muita gente. Como você vê a utilização dos games na educação e na alfabetização de crianças?
R: Gerson enxerga um potencial gigante para a área de educação e conta que lá fora isso já é aplicado. Ele diz que o Brasil ainda tem que aprender muito, mas que já há muita gente nas empresas e em governos, consciente dessa oportunidade para a educação. E diz: “As crianças hoje são digitais: sou totalmente a favor do uso da tecnologia na educação”.

7) Você acha que investir nas plataformas IOS e Android é um bom negócio para o Brasil?
R: Gerson é entusiasta ao afirmar que acha um excelente negócio o desenvolvimento de aplicativos para os mobiles e que isso é a “bola da vez” no mercado, inclusive entre os desenvolvedores.

8) Quais são suas dicas de aprendizado para quem quer entrar na carreira de desenvolvedor de games?
R: Gerson enumera: planejamento, foco, networking, saber ouvir, ser proativo, acreditar em você, ser seu fã número 1, pesquisar e mergulhar de cabeça no que você gosta de fazer.

9) Há quanto tempo você trabalha nessa área e onde foi que você trabalhou por mais tempo?
R: Trabalho há 12 anos, oito deles na Inglaterra e quatro no Brasil.

10) Quais dos jogos em que trabalhou, você considera os maiores?
R: Football Manager 2007; Sonic the Hedgehog; Bayonetta; Silent Hill: Downpour.

Até amanhã com mais perguntas e respostas!

Começa hoje a 3ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que traz como tema: Games.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Depois, vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 14 a 21 de agosto, por meio de vídeos diários feitos por Gerson de Sousa. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800
Anúncios