Papo de Negócio

Michelle Franzoni
de 6 a 13 de novembro.
Você está na página do Quinto Dia, navegue nos outros dias com o menu abaixo:

Michelle Franzoni, mais conhecida como Mimis, é fisioterapeuta, artista visual e doutora em Gestão do Conhecimento, com 15 anos de atuação na área de saúde e qualidade de vida. Em 2012, após passar por uma transformação de vida, resolveu criar o Blog da Mimis, com intuito de compartilhar seus conhecimentos e transformar sua vida profissional. Surgia o primeiro blog de qualidade de vida e saúde do Brasil, precursor da onda fitness que atingiu o país nos últimos 2 anos. Em apenas 3 anos, o Blog da Mimis se tornou o maior blog de conteúdo em qualidade de vida, comportamento, beleza e bem estar do Brasil, com 18 milhões de views no site e um alcance mensal de mais de 170 milhões de pessoas redes sociais.

  • Quinto dia – 12.11.2015
  • MP3
Resumo do quinto dia do Papo de Negócio

No quinto dia do nosso Papo de Negócio, Michelle segue respondendo suas perguntas.

1) Houve uma explosão de blogs de saúde e fitness na internet; muita gente sem conhecimento ou formação querendo apenas ganhar dinheiro e aparecer. Como você vê isso?
R: Michelle confirma que depois que ela abriu seu blog, em setembro de 2012, muitas pessoas abriram páginas no Facebook para divulgar assuntos de saúde e qualidade de vida e também alguns blogs. Ela vê isso como positivo, pois a cultura da busca de qualidade de vida e do cuidado com a saúde impulsiona o crescimento do segmento. Mas também confirma que muitas pessoas falam sem conhecimento de causa, e que no caso de assuntos da área da Saúde, é perigoso veicular informações erradas. Ela diz que o filtro deve ser o próprio leitor, que deve tomar cuidado com as fontes que ele procura na internet. E aconselha a que as pessoas procurem sempre blogs com credibilidade. Como exemplo, Michelle conta que hoje mesmo ela recebeu um comentário de uma nova leitora que contou que seu médico tinha aconselhado seu blog. E afirma que a credibilidade de um blog se baseia na qualidade de seu conteúdo.

2) Há disputa entre blogueiras como há entre pessoas famosas?
R: Michelle responde que ela não entende dessa forma. Para ela não há disputa, apesar de ouvir dizer que algumas pessoas disputam entre si. Mas diz que quando alguém faz bem seu trabalho, está contribuindo para a difusão de conhecimento. Ela acredita que certas pessoas têm essa característica negativa, em si mesmas, mas que não é regra geral.

3) Há muita gente que não sabe cobrar em qualquer tipo de negócios. Como você aprendeu a cobrar pelo seu trabalho?
R: Michelle afirma que todo trabalho tem que ser remunerado e que o blog é um trabalho como qualquer outro. Ela conta que, quando começou, recebia muitas propostas de permuta de produtos por divulgação no blog e que ela nunca aceitou, por entender que seu trabalho tinha que ser monetizado. Ela conta que só posta produtos de que gosta e que entende serem bons para seus leitores, quer seja quando recebe um produto de presente, quer seja no caso de publieditoriais em que as empresas pagam para ter um post sobre seu produto no blog. Ela explica que a partir do momento em que seu blog começou a fazer sucesso, ela passou a vender ações promocionais através de um mídia kit e que os preços dessas ações é fixado em função do número de visitantes do blog, de seguidores nas mídias sociais e da qualidade de conhecimento veiculada no blog.

4) Como fazer um bom publieditorial de modo a que não tenha rejeição por parte do leitor do blog?
R: Michelle explica que, da mesma forma que na TV aberta, você assiste a uma novela de graça, mas tem que assistir as publicidades que remuneram o canal, com o blog se dá o mesmo: o leitor recebe conteúdo de qualidade gratuitamente e em contrapartida ele vê publieditoriais no blog. É importante que o leitor saiba que aquele determinado conteúdo é publicidade, então ela sinaliza o post com hashtags, mas ela conta que, mesmo em posts de publicidade, ela agrega conteúdo dela, por exemplo, criando uma receita com o produto anunciado. Ela afirma que dessa forma sua credibilidade permanece entre os leitores

5) É possível ficar rico com um blog?
R: Michelle diz que dá para ganhar dinheiro com um blog e que ela ganha mais hoje em dia como blogueira do que quando tinha clinica de fisioterapia. Mas avisa que, para isso ser possível, há vários fatores a considerar, e os principais são: fazer um trabalho de qualidade, de preferência sendo pioneiro, e trabalhar com afinco. Só assim virá o sucesso, o retorno financeiro e a satisfação pessoal, que é o objetivo principal que ela persegue em sua atividade profissional.

Amanhã tem mais! Participe mandando suas perguntas.

Começa hoje a 4ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que traz como tema: Saúde e bem estar.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Depois, vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 6 a 13 de novembro, por meio de vídeos diários feitos por Michelle Franzoni. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800