Papo de Negócio

Gerson de Sousa
de 14 a 21 de agosto.
Você está vendo a Abertura, navegue nos outros dias com o menu abaixo:

Com 12 anos de experiência na indústria de games, Gerson de Sousa trabalhou na produção de dezenas de títulos mundialmente conhecidos, tais como, Sonic the Hedgehog, Empire Total War, Bayonetta, Killzone 3, Football Manager 07, Silent Hill Downpour, entre outros. Trabalhou para a Square Enix, como Coordenador e Consultor do concurso Square Enix Latin America Game Contest 2012. Hoje, é Gerente Executivo da Abragames, Consultor em Produção de Games, Palestrante e Criador e Coordenador do curso livre “Design e Produção de Games” da Escola Pró Arte.

  • Quinto dia – 20.08.2015
  • MP3

No quinto dia do Papo de Negócios, Gerson responde perguntas de participantes.

1) Quais as dificuldades que você enfrenta no Brasil?
R: “A maior dificuldade a meu ver é a escassez de infra-estrutura”, responde Gerson.

2) O que é mais difícil para você? Ter uma ideia ou colocá-la em prática?
R: Ter ideia é mais fácil porque o processo criativo é ilimitado. Na prática, o processo é mais pesado. E para superar qualquer dificuldade é necessário se preparar estudando e praticando. Com o tempo você se torna mais experiente e mais forte.

3) Você planejou sua carreira ou foi acontecendo?
R: Gerson conta que sempre planejou tudo na vida dele. Sempre gostou de enxergar aonde ele quer chegar e planejar cada passo com cuidado. Ele diz que o planejamento é um dos alicerces mais importantes para ampliar as chances de um projeto dar certo.

4) Como saber se estou no bom caminho?
R: “A regra para mim sempre é a de tentar. Só depois no final é que saberei se deu certo, mas pelo menos eu tentei, e se eu errei, aprendo com meus erros”, afirma. Conversar com quem tem mais experiência também vale, mas nem sempre o que funciona para um funciona também para outro. O importante é não ter medo de errar e tentar sempre.

5) Você sempre foi decidido em relação a sua carreira ou você foi descobrindo com o tempo?
R: Gerson diz que foi descobrindo com o passar do tempo e das experiências, ouvindo sempre seu coração. No início sua paixão era desenhar, depois descobriu a escrita e a fotografia e com o tempo foi fazendo cursos de games.

6) Como administra seu trabalho já que o jogo chama para a distração?
R: Gerson conta que sempre procurou separar muito bem o trabalho da diversão. Mas é muito comum numa equipe perceber pessoas jogando em vez de trabalhar. E isso não é bom. Hora de trabalhar, é hora de trabalhar. E depois do trabalho, ai sim, diversão.

7) Joguei vídeo game boa parte da minha vida e sempre imaginei como seria fazer um game. Foi assim para você também?
R: “Eu sempre fui apaixonado por jogar e por criar jogos”, conta Gerson. Desde pequeno ele mudava as regras de jogos existentes, como o War, por exemplo.

8) Como foi o processo de criação de seu site Games Job? Quantos profissionais da área você ajudou até agora com seu site?
R: Gerson conta que enxergou a falta de um canal forte de recrutamento para a indústria nacional de games. Havia anúncios de pessoas e empresas procurando determinados profissionais da área, mas era tudo muito esparramado. Gerson diz que não sabe quantos ele ajudou, mas foram bastante pessoas e empresas a se beneficiar das informações do site.

9) Qual a sensação de ver um game no qual trabalhou pronto, com pessoas jogando?
R: Felicidade, orgulho e sentimento de missão cumprida, resume Gerson.

10) Qual o maior paradigma que você quebrou na sua carreira? Onde encontro apoio?
R: “O maior desafio que tive de vencer foi o círculo vicioso da falta de experiência: não encontrar trabalho por falta de experiência e não adquirir experiência por falta de trabalhar numa empresa de tecnologia” responde Gerson.

Até amanhã com mais perguntas e respostas!

Começa hoje a 3ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que traz como tema: Games.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Depois, vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 14 a 21 de agosto, por meio de vídeos diários feitos por Gerson de Sousa. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800
Anúncios