Papo de Negócio

com Ian SBF do Porta dos Fundos
De 10 a 17 de abril.
Você está vendo o segundo dia, navegue nos outros com o menu abaixo:

Ian SBF é sócio-fundador, diretor e roteirista do Porta dos Fundos. Começou sua carreira fazendo curtas, entre eles “O Lobinho Nunca Mente”. Fundador do canal Anões em Chamas, também é diretor e roteirista do longa Entre Abelhas

  • Respostas do Segundo Dia
  • MP3
Resumo do Segundo Dia – 13.04.2015

Neste segundo vídeo de nossa série, Ian, do Porta dos Fundos, responde às perguntas enviadas pelos participantes. Confira.

  1. Como foi o começo do seu negócio? Quais foram seus maiores desafios e como você os superou?

    Ian conta que o maior desafio que tiveram foi o de administrar o negócio. “Somos cinco sócios, cinco criativos. A gente não sabe administrar. Então no começo foi muito mal, a gente foi levando aos trancos e barrancos até que contratamos uma profissional nesse assunto”. Ian conta que é muito importante trazer gente para seu negócio que agregue do ponto de vista dos conhecimentos que você não tem.

    E continua: “Na parte criativa, a gente tinha uma preocupação quando começou. Era a de como fazer nosso canal ser comercialmente viável, sem perder nossa essência. Mas acabamos nos convencendo de que o que faria a diferença era a questão da qualidade do conteúdo. Conteúdo bom dá certo”.

  2. Qual o melhor meio de um profissional da área se manter no mercado?

    Ian explica que não é a tecnologia que importa e sim o conteúdo e citou o exemplo do Porta que hoje vai também para a televisão, na Fox. O que importa é o conteúdo ser bom e interessante. Esse mercado é um mercado de conteúdo.

  3. O que ajuda na divulgação de um vídeo?

    Ian afirma que é a qualidade que viraliza um conteúdo. Quanto melhor ele for, mais ele será compartilhado. Em segundo lugar, se você tiver um gatilho – como, para o Ian, foi o Kibe Loco – você terá visibilidade garantida. E explica que ter um gatilho é a coisa mais difícil no negócio, nem todo mundo tem ou consegue. Sem gatilho, e se o conteúdo for de qualidade, pode demorar dois anos até seu canal ser muito acessado.

  4. Segundo uma pesquisa, antes as pessoas chegavam em casa e ligavam a televisão. Hoje elas ligam o computador. A seu ver o que isso influi na vida das pessoas?

    Segundo Ian, a grande mudança que acontece nos dias de hoje é o on demand, como o Netflix, por exemplo. As pessoas querem ter controle sobre o uso de seu tempo, e não mais ter que se agendar para assistir a um programa de TV. Segundo o fundador do Kibe Loco, que Ian cita, em pouco tempo a televisão será usada só para transmissão de eventos e esporte.

  5. Muitos humoristas recebem críticas e até processos judiciais por conta do “politicamente correto”. Como o Porta enfrenta esses desafios?

    Ian responde: “Com um bom advogado”. E diz que não considera isso um desafio do Porta e sim das pessoas que se sentem incomodadas com o humor deles. Afirma que durante o processo de criação, nenhum deles se preocupa com esse aspecto. O segundo ponto que ele ressalta é que o humor do canal é um humor de situação. O Porta dos Fundos ri de idéias, de conceitos. Muito raramente de uma determinada pessoa, o que restringe eventuais processos. E conta que além de ter acontecido pouquíssimas vezes, sempre ganharam. Portanto não vê isso como preocupante.

  6. Que dica você dá para quem está começando a produzir vídeos para a internet?

    Ian novamente enfatiza a questão do conteúdo. Ele diz que a gente tem que fazer o que gosta e produzir o que gostaria de assistir. Só assim se empenha e se esforça como é preciso. “A força que deve mover você é o empenho, não a oportunidade. A gente, quando começou, não sabia se o brasileiro ia gostar do nosso tipo de humor. E deu certo. Sempre há pessoas que pensam como você e gostam das mesmas coisas que você. Portanto, faça o que você gosta que tudo dará certo também”.

Já começou a 1ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que tem como tema: Produção de Vídeos para a Internet.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Logo estará disponível o vídeo de abertura e vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 13 a 17 de abril, por meio de vídeos diários feitos pelo Ian. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s