Papo de Negócio

com Ian SBF do Porta dos Fundos
De 10 a 17 de abril.
Você está vendo o terceiro dia, navegue nos outros com o menu abaixo:

Ian SBF é sócio-fundador, diretor e roteirista do Porta dos Fundos. Começou sua carreira fazendo curtas, entre eles “O Lobinho Nunca Mente”. Fundador do canal Anões em Chamas, também é diretor e roteirista do longa Entre Abelhas

  • Respostas do Terceiro Dia
  • MP3
Resumo do Terceiro Dia – 14.04.2015

No terceiro dia do nosso Papo de Negócio, Ian do Porta dos Fundos segue respondendo as perguntas que vocês enviaram.

  1. Você teme uma queda na lucratividade no Youtube? Investe em outros meios pensando no fim da era de ouro dos blogs?

    Segundo Ian, os blogs de entretenimento já caíram, com exceção do Kibe Louco que mantém sua audiência. Os blogs, na maioria, já não conseguem fazer dinheiro. Quanto ao Youtube, ele oscila muito. Agora por exemplo o momento do Youtube está muito ruim.

  2. O Porta dos Fundos é hoje um fenômeno da internet. Qual ação foi o ponto chave para esse sucesso?

    “A gente resgatou os colhões que o Brasil tinha perdido para fazer humor. E a gente mostrou que o brasileiro é mais cabeça aberta e mais inteligente que a gente imaginava”. Outro ponto chave é que a equipe do Porta profissionalizou o humor na internet. O compromisso de publicar no Canal tantas vezes por semana fez uma diferença muito grande. Segundo ele, as pessoas gostam de constância.

  3. Que conselho você daria aos jovens que querem fazer algo inovador?

    Que se faça algo realmente inovador. Ian conta que vê muita gente querendo imitar o Porta dos Fundos. Querer reproduzir o sucesso é a pior idéia de todas. O que importa é sobre o que você quer falar e o que falta no mercado. A internet é um deserto onde você pode construir mil casas.

  4. Muitas vezes as idéias que temos parecem boas, mas quando as colocamos em prática, não atingimos os objetivos. Alguma vez já aconteceu de vocês colocarem no ar um produto que vocês achavam genial, mas que não atingiu o objetivo junto ao público? E o inverso já aconteceu?

    Ian conta que no começo eles criavam um vídeo achando que ia dar muita audiência e era um fiasco e em outras, eles eram surpreendidos pelo sucesso de um vídeo em que não acreditavam. Diz que de tanto errarem, desistiram de tentar acertar. E brinca que se eles soubessem de antemão o que iria dar certo, estariam muito melhor do que estão.

  5. Como ganhar dinheiro no Youtube?

    Ian explica que a publicidade é que rentabiliza um canal. E que o Youtube se parece com a televisão tradicional aberta onde você não paga para assistir o conteúdo, mas onde há um horário comercial antes ou no meio dos vídeos. Também explica que há banners publicitários em formatos diferentes na home do canal e a venda desses espaços remunera o Youtube e o canal em porcentagens diferentes. Ele aconselha a que procurem mais informações sobre publicidade no próprio site do Youtube e também ressaltou que se deve ficar atento com as mudanças freqüentes no layout, empreendidas pelo portal.

  6. Quais os 10 erros mais comuns cometidos pelos iniciantes na produção de vídeos?

    Ian ressalta alguns erros que devem ser evitados como a falta de freqüência na publicação de conteúdo e adverte sobre o cuidado a ser tomado na inclusão de merchandising nos vídeos. Também aconselha a que se adote um sistema “industrial” de linha de produção na confecção dos programas e aponta que a produção fica mais barata quando você grava mais de um vídeo por dia por exemplo. Finaliza dizendo que o Porta já tem três anos, mas até hoje, ainda discutem seu modelo de produção.

Continuem participando. Amanhã tem mais.

Já começou a 1ª Edição de 2015 do Papo de Negócio que tem como tema: Produção de Vídeos para a Internet.

Para participar, acesse a plataforma do Desafio: http://www.desafio.sebrae.com.br e faça sua inscrição! Logo estará disponível o vídeo de abertura e vocês poderão começar a mandar as perguntas!

Elas serão respondidas de 13 a 17 de abril, por meio de vídeos diários feitos pelo Ian. Participe!!

Central de Relacionamento 0800 570 0800

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s